OAB Manhuaçu homenageará personalidades com Medalha Dr. Alcino de Paula Salazar

17 de dezembro de 2018

A diretoria da 54ª Subseção da OAB/MG realizará sessão solene na noite da próxima terça-feira (18), a fim de homenagear diversas personalidades com a outorga da Medalha “Dr. Alcino de Paula Salazar”. A solenidade acontecerá a partir das 20 horas, na AABB Manhuaçu, situada na Rua Drosa Pinheiro, 01, bairro Bom Pastor.

A honraria foi criada pela atual gestão da 54ª Subseção da OAB/MG no dia 18 de dezembro de 2017, em comemoração aos 120 anos de nascimento do manhuaçuense Alcino de Paula Salazar, e destina-se a agraciar aquelas personalidades que contribuem ou que tenham contribuído para o prestígio e a projeção dos municípios que integram a Subseção.

Segundo o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, “esta honraria foi criada justamente com o propósito de aproximar a OAB Manhuaçu da sociedade, considerando as atividades desenvolvidas por inúmeras pessoas, de vários setores da sociedade, no sentido de prestigiar e projetar a imagem dos municípios que compõem a nossa Subseção, além, também, é claro, de se homenagear o ilustre manhuaçuense Dr. Alcino de Paula Salazar pelo meritório trabalho realizado em toda sua brilhante carreira política e jurídica, nesta incluídos os cargos de Presidente da Câmara de Manhuaçu, Prefeito de Manhuaçu, Presidente do Conselho Federal da OAB e Procurador Geral da República, entre outros”, ressaltou.

 

BIOGRAFIA DE ALCINO DE PAULA SALAZAR

Alcino de Paula Salazar nasceu em Manhuaçu (MG), no dia 18 de dezembro de 1897, filho de Vicente de Paula Salazar e de Rosa de Viterbo Sette Salazar.

Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais em 1919.

Eleito vereador em Manhuaçu, chegou a presidente da Câmara Municipal e, nessa qualidade, exerceu o cargo de prefeito de 1920 a 1930.

Professor, foi livre-docente da cadeira de direito administrativo da Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil em 1951.

Durante o governo de Carlos Lacerda (1960-1965), exerceu o cargo de secretário de Justiça do estado da Guanabara. Em dezembro de 1965, durante o governo do presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, foi nomeado Procurador-Geral da República, substituindo Osvaldo Trigueiro. Com o final do governo Castelo Branco em março de 1967, deixou o cargo, sendo substituído por Haroldo Teixeira Valadão.

Foi Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 1958 a 1960.

Foi membro do Instituto dos Advogados Brasileiros e da Sociedade Brasileira de Direito Internacional.

Casou-se com Aglaura Coutinho Salazar, com quem teve cinco filhos.

Escreveu Responsabilidades do Poder Público por atos judiciais, Reparação do dano moral e Conceito do ato administrativo, além de diversos trabalhos jurídicos publicados na Revista Forense, na Revista de Direito Administrativo e na Revista de Jurisprudência Brasileira.

 

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background