Projeto da Pastoral da Criança incentiva brincadeiras coletivas e ao ar livre

18 de janeiro de 2019

As brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Mais do que entreter a criançada, o brincar alicerça a aprendizagem e a sociabilidade. A Pastoral da Criança, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), incentiva que se organizem Ruas do Brincar.

As férias são o tempo das crianças se envolverem com atividades diferentes das que fazem em tempos de escola, é novidade que todo mundo gosta. A brincadeira deve ter espaço e tempo privilegiados, pois brincar é uma necessidade da criança. Quando falamos de brincar, estamos nos referindo, principalmente, à brincadeira ao ar livre. Manter as crianças ocupadas durante as férias pode parecer difícil, sem uso de televisão e videogames. No entanto, as brincadeiras em grupo, em família e ao ar livre são opções simples, atrativas e que, na maioria das vezes, encantam as crianças.

Nas férias, também é preciso manter a rotina das crianças, cuidando com os horários de sono, alimentação, lazer e brincadeiras. Por saber desse valor no desenvolvimento das crianças, é que devemos organizar as férias de forma que garantam vida e alegria para todos.

Aqui vão algumas sugestões de brincadeiras:

1. Dança das cadeiras

As crianças devem correr ao redor das cadeiras e, quando a música terminar, elas tentam sentar. Sempre vai faltar um lugar e um participante sai da brincadeira a cada rodada. As cadeiras também podem ser substituídas, basta usar cartolinas coloridas e fixá-las no chão com fita crepe. As crianças que saem da brincadeira acompanham a música, com palmas, cantando juntas.

2. Lenço atrás

Para essa brincadeira, convidar os amigos e primos que moram perto. As crianças ficam sentadas em círculo. Uma deve ficar de pé, com um lenço na mão. Enquanto anda ao redor da roda, ela deve falar: “Lenço atrás”. Todos respondem: “Corre mais”. Então, ela pergunta novamente: “Posso correr?”. E todos respondem: “Pode”. E pergunta de novo: “E se o lobo vier?”. As crianças que estão sentadas respondem: “A gente salva você”. Nesse momento, quem está correndo em volta da roda coloca o objeto que está em suas mãos atrás de qualquer criança do círculo. Esta criança deve pegar o objeto e correr atrás da outra em torno da roda e encostar o objeto nela. A que colocou o objeto deverá sentar no lugar da criança que levantou. Segue a brincadeira até que todos tenham participado.

3. Brincar de casinha

Criança brinca de casinha em qualquer lugar. É bom brincar com outras crianças. Os pais podem aproveitar para brincar junto com a criança no encantado mundo do “faz de conta”, desde que ela os convide. É na brincadeira de casinha que ela vivencia os papéis na sociedade, usa sua criatividade e imaginação. Para brincar, use os materiais: bonecas diversas, panelinhas, fogão, pratinhos, colheres (brinquedos que podem ser confeccionados em casa).

4. Torre

Material: latas de tamanhos diferentes, sementes ou pedrinhas pequenas.

Como fazer: arranjar três ou quatro latas de tamanhos diferentes que possam ser empilhadas. Se quiser, colocar dentro delas algumas sementes ou pedrinhas e fechar bem com cola e fita adesiva. Para brincar: apresentar as latas coloridas, arrumadas, formando uma torre. As crianças menores adoram brincar de derrubar e montar a torre.

5. Tijolinhos coloridos

Material: caixas de leite, folhas de jornal, fita adesiva larga, papel de dobradura de diferentes cores, papel contact, uma caixa de papelão grande colorida (para o armazenamento dos blocos).

Como fazer: preencher um conjunto de caixas de leite com pedaços de jornal amassados e fechar com fita adesiva, de modo que fiquem firmes e resistentes. As caixas de leites são encapadas, pelos pais e pelas crianças, em cores diferentes e plastificadas.

6. O gato e a bola

Material: uma bola.

Como brincar: as crianças ficam na posição de cócoras, formam um círculo e no centro fica uma que será o gato, também de cócoras. Elas jogam a bola umas para as outras, rolando rapidamente, cruzando o círculo. A que é o gato tentará apanhá-la e, quando conseguir, trocará de lugar com a criança que jogou a bola.

7. Tarde do avental

Na cozinha, usando um avental. Com muito cuidado, e sob a orientação de um adulto, as crianças maiores podem preparar um lanche saudável. Toda a família pode participar desse lanche alegre e festivo.

8. Bola na caixa

Material: uma bola, uma caixa de papelão, uma lata ou pneu.

Como brincar: as crianças ficam em fila e têm que acertar a bola dentro da caixa, lata ou pneu. Cada criança que joga vai para o final da fila para jogar de novo. Essa brincadeira oportuniza que todos brinquem, independentemente da idade.

9. Espelho

Fazer duplas de crianças, uma em frente à outra. Uma criança fará gestos e a outra, que é o espelho, terá que imitá-la. Depois trocam, quem foi espelho vai inventar gestos.

 

Fonte: www.pastoraldacrianca.org.br


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background