Curso de Férias para Educadores Populares reúne mais de mil pessoas em Divino

5 de fevereiro de 2019

A Paróquia Divino Espírito Santo situada na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Diocese Caratinga, teve a honra de receber no último fim de semana entre os dias 23 a 27 de janeiro de 2019. Um evento de grande potencial no cenário eclesiástico e cultural.

Somando forças nos diversos seguimentos: econômicos e sociais. O curso de férias teve como propósito implementar apoio e diversidade no acúmulo de conhecimento educacional na vida dos populares e educadores da cidade e dos demais participantes.

Com o propósito de articular os novos ideais da Campanha da Fraternidade, o encontro contou com inúmeros populares somando seu conhecimento cultural e social aos grandes nomes do circuito religioso e profissional. Que juntos palestraram na vasta gama das políticas públicas propostas nos cinco dias de encontro.

Na abertura do curso, na noite do dia 23/12/2019, o Vigário Pe. João Batista em sua Palavra disse: “Nosso ideal é lutar por uma igreja em evolução física e espiritualmente. Conectada aos conceitos do bem comum”.  Pe. João Batista como atual coordenador da Pastoral Social da Diocese de Caratinga, ressalta ainda que nosso dever e unir forças para implantar políticas que evolua o uso da agricultura sustentável.

Nesta noite de acolhida o momento foi marcado pelo encanto e a receptividade. Com toda estrutura preparada para receber aproximadamente oitocentas pessoas, a Escola Estadual Dr. Pedro Paulo Neto em Divino foi palco de um momento único onde o Cantor Pereira da Viola se destacou na noite cultural.

Com o início do curso a Cidade de Divino e a Paróquia, mobilizou grande número de fiéis e populares para realização do evento. Já na manhã do dia seguinte com toda organização aposta para que os trabalhos propostos tivessem seu domínio, o dia foi de grande importância. O palestrante Pe. Silas de Paula Barros, referenciou com Campanha da Fraternidade 2019. Em seguida o Pe. Marcelo Moreira Santiago aprofundo no Tema: Bíblico Pastoral da CF 2019. “SERÁS LIBERTADO PELO DIREITO E PELA JUSTIÇA”. Is 1,27. Uma tarde inesquecível com práticas e aperfeiçoamento das oficinas temáticas e direcional.

Já no terceiro dia o evento foi marcado pela presença do Palestrante: Monge Beneditino Marcelo Barros que abordou o Tema: Espiritualidade e Política, momento esse que de grande valia alertou os fiéis para novas ações e condutas no meio cristão.  Na oportunidade o Monge expressou suas obras literárias e contribuiu com as oficinas.  Assim como todas as noites foi regrada de muita cultura. Essa não poderia ser diferente com domínio da arte afro, cantigas de roda, folia de reis, danças circulares e terapias florais e indígenas. O músico e filho da Terra Farinhada ficou com a parte de recrear o momento lúdico e cultural na mente dos participantes.

O Sábado teve sua referência temática abordada pela Palestrante Economista Luiza Dulci. Com Tema: As Políticas Públicas e o Brasil que a gente sonha. A tarde foi marcada pela Presença de Vossa Reverendíssima o Bispo Dom Emanuel Messias de Oliveira, que por sua vez visitou todas as oficinas dando-lhes uma mensagem de paz e gratidão pela contribuição e compartilhamento do conhecimento. E disse: “Deus oportunizou nosso encontro para que possamos somar forças e conhecimento para uma igreja mais próspera e forte, mediante tantas crises no mundo globalizado”.

No ritmo de finalização e graças alcançadas o Domingo foi especialmente atribuído a todos aqueles que cooperaram para a realização deste evento. Pois nesta manhã foi tratado e constituído por uma mesa redonda que esse evento tem como base e força a formação de novos pensamentos e propostas para que as políticas públicas sejam aplicadas de forma condizente aos parâmetros bíblicos.

A mesa redonda direcionou um diálogo para que o ato de militância, a arte e o dialogo seja sempre a forma de conduzir o novo caminho. Desta forma foram feitas várias propostas ao Executivo e Legislativo Municipal para que aplique o ato constitucional dos Direitos de ação em prol da sociedade receptora do evento. No ato também foi redigido um documento que por forma de lei será apresentado ao Governo como forma de repudio ao ocorrido na Cidade de Brumadinho Região Metropolitana De Belo Horizonte, considerando que o termo Tragédia outrora passa a ser definido com Crime Ambiental.

Como toda a festividade foi gerida com base na luta de povos por igualdade e direitos religiosos dentro do convívio social e cultural na prática da fé na política bíblica. Dom Emanuel Messias Celebrou a Santa Missa Instruindo os fiéis a praticarem a ação coletiva no bem comum da sociedade Nacional.

O curso de férias foi marcado pelo ato da gratidão e conhecimento compartilhado entre tribos e povos. Os indígenas das tribos Pataxós e Puris nos deixou seu legado que devemos manter o respeito a mãe Terra, O Monge Marcelo Barros e o Bispo Dom Emanuel Messias fortalece que a serenidade e mansidão e caminho para a conquista da gratidão. O Pároco Roberto Carlos ressalta que a união e a força são os caminhos para novos horizontes.

Em nota pudemos observar que os participantes puderam somar com sua humildade a prática do dia a dia no conceito aplicado. Esse Quarto Curso de Férias veio para viabilizar nossa luta por Brasil mais justo e pleno para todos.

Com a realização da Paroquia Local, Diocese De Caratinga e demais apoiadores agradecemos a todos e esperamos nos encontrar em 2020 no Quinto Curso de Férias. Até lá!

 

Divino MG 28/12/2019

Por Humberto Debossan

Site Tudo Minas

www.tudominas.com.br

Em Parceria com a Paróquia Divino Espírito Santo

 


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background