Em “recado às jovens”, monsenhor Raul faz apelo vocacional

6 de março de 2019

Numa reflexão a partir da liturgia do 5º Domingo do Tempo Comum, monsenhor Raul Motta de Oliveira, diretor do arquivo diocesano e capelão do Mosteiro de Nª Sª do Rosário e São José, das irmãs ou monjas da Ordem da Imaculada Conceição, dirige um “recado às jovens”, fazendo um apelo vocacional em vista do surgimento de novas vocações para a comunidade.

No “recado”, o capelão fala sobre a vocação à vida consagrada, citando o Papa Francisco, nNa sua constituição apostólica “Vúltum Déi Quaérere” (Busca do Rosto de Deus), quando o pontífice fala da importância dos religiosos de vida consagrada para a Igreja. Monsenhor Raul faz ainda uma breve apresentação do mosteiro, completando com a chamada: ”Você pode evitar o fechamento do nosso Mosteiro”, seguido de um convite vocacional.

 

Abaixo, na íntegra, o “recado” de monsenhor Raul às jovens:

 

Recado às Jovens Católicas

Mons. Raul Motta de Oliveira

 

No 5º Domingo do Tempo Comum (10/2/2019), a Palavra de Deus nos falou da nossa vocação: “Aqui estou! Envia-me” (Is 6, 8). – “Deixaram tudo e seguiram Jesus” (Lc 5, 11).

Todos recebemos a vocação batismal. Por ela, somos discípulos de Jesus Cristo, membros da Sua Igreja, missionários e missionárias, para transformar o nosso mundo no Reino de Deus! Mas alguns e algumas temos uma vocação específica: a vocação sacerdotal e a vocação à vida religiosa consagrada (Irmãos e Irmãs). Jesus Cristo não as deixa faltar na sua Igreja.

Temos, na Igreja de Cristo, pessoas consagradas que se dedicam ao trabalho pastoral, com o contato direto com o povo; mas temos também, especialmente mulheres, que são chamadas à vida contemplativa. É uma entrega total de si mesmas, para se dedicarem exclusivamente à vida de oração. São as nossas monjas dos Mosteiros.

Palavra do Papa Francisco

Na sua constituição apostólica “Vúltum Déi Quaérere” (Busca do Rosto de Deus), de 29 de junho de 2016, o Papa Francisco falou especialmente sobre as religiosas contemplativas, mostrando-nos sua necessidade para a Igreja. “Sem vós, queridas irmãs contemplativas, que seria da Igreja e de quantos vivem nas periferias humanas e trabalham nos postos avançados da evangelização? A Igreja olha com muito apreço a vossa vida inteiramente doada. A Igreja conta com a vossa oração e imolação, para levar aos homens e mulheres do nosso tempo a boa notícia do Evangelho. A Igreja precisa de vós!” (nº 6). – A vida integralmente contemplativa é dom inestimável e irrenunciável, que o Espírito Santo continua a suscitar na Igreja” (8).

Ano passado (1º/4/2018), a “Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica” lançou uma Instrução Aplicativa dessas orientações do Papa Francisco, a “Cor Órans” (Coração Orante).

Mosteiro Contemplativo em Caratinga

 Em Caratinga, desde 4/10/1963, temos o Mosteiro de Nª Sª do Rosário e São José, das irmãs ou monjas da Ordem da Imaculada Conceição, fundada por Santa Beatriz da Silva, em 1484.

Sempre tivemos um bom número de religiosas, mas, nos últimos anos, esse número decaiu muito, estando atualmente apenas com quatro (o mínimo seria seis, conforme a “Cor Unum” – nº 45). A solução imediata será ou fechar o mosteiro ou filiá-lo a outro mais próximo (54ss), até que tenhamos mais vocações.

Você pode evitar o fechamento do nosso Mosteiro!

 Na vida de São Bernardo de Claraval, conta-se que, no ano 1098, São Roberto fundou um mosteiro masculino, em Cister (França). Vida de muita oração, estudo e trabalho. Por causa desse rigor, eram pouquíssimas as vocações, a ponto de seu sucessor, Santo Estêvão Harding, pensar em fechá-lo. Foi quando chega o jovem Bernardo, que, com sua liderança, arrastara consigo 30 jovens, irmãos e amigos, pedindo para serem recebidos naquele Mosteiro! E deram vida nova àquela comunidade contemplativa!

Jesus continua a chamar muitas moças para essa vocação contemplativa. Algumas não conhecem ainda o nosso Mosteiro. Outras nem sabem da sua existência. Ou têm medo de se comprometerem. Jesus está, certamente, tocando no coração de muitas. Cada Paróquia, cada Comunidade tem vocações contemplativas escondidas. Falta-nos uma Bernadete (Bernarda, em Latim), que arraste e entusiasme suas amigas para renovar o Mosteiro de Caratinga.

Querida jovem. Se você sente esse desejo de se consagrar a Deus na vida contemplativa, na vida de oração, venha primeiro conhecer o Mosteiro. Telefone. Marque para passar com elas um fim de semana! Traga também alguma amiga. E anote logo na sua agenda o Encontro Vocacional com elas: dias 17 e 18 de agosto de 2019 (sábado e domingo), por ser dia 17 a Festa da Santa Beatriz.

 

Endereço do Mosteiro Nª Sª do Rosário e São José

Abadessa: Madre Maria do Rosário.

Rua Santa Beatriz, 333. CEP 35305-003 Bairro das Graças, Caratinga, MG.

Telefones: (33) 3321-9741; WhatsAPP Oi (33) 98850-2771.


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background