Seminaristas que serão ordenados diáconos fazem juramento e profissão de fé

11 de abril de 2019

Durante celebração eucarística na capela do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, na tarde desta segunda-feira, 8 de abril, os quatro seminaristas Adriano da Silva Barros, Antônio de Sousa Alves, Leonardo Augusto Lucas Pinto e Michel Gomes Pereira , que serão ordenados diáconos no dia 28 deste mês, realizaram a profissão de fé o juramento de fidelidade.

A celebração eucarística foi presidida pelo vigário geral da diocese de Caratinga, padre José Carlos de Oliveira, que também é diretor espiritual dos estudantes de teologia do Seminário Diocesano. O reitor, padre José do Carmo Vieira, e o vice-reitor, padre David José Gonçalves, concelebraram a eucaristia. Concelebraram ainda os padres Ademilson Tadeu Quirino, Matias José Pereira e monsenhor Raul Motta de Oliveira.

Durante a homilia, padre José Carlos valorizou a liturgia da Palavra, destacando a presença misericordiosa de Deus na vida daqueles que o temem, devendo essa misericórdia ser modelo para os sacerdotes e também para aqueles que aspiram ao sacerdócio ministerial. “Que vocês usem a misericórdia e o perdão na relação consigo mesmo e com os outros”, disse, dirigindo-se aos futuros diáconos. “Continuem sendo generosos com o Senhor”, finalizou.

Após a homilia, os quatro seminaristas juraram que são impedidos de receber a ordem e a que desejam espontaneamente. Declararam conhecer os ônus e encargos que decorrem do ministério ordenado, assumindo-o por livre e espontânea vontade. Afirmaram ainda possuírem conhecimento da lei do celibato e prometeram cumpri-la até a morte. Prometeram obediência aos superiores e à disciplina da Igreja, além de disposição para dar exemplo de virtudes, por obras e palavras. O juramento de cada seminarista foi encerrado, tocando o livro dos Santos Evangelhos e pedindo a bênção de Deus para o propósito assumido. Por fim, os quatro futuros diáconos fizeram a profissão de fé, citando as verdades contidas no símbolo da fé. Professaram ainda acreditar nas verdades contidas na doutrina da Igreja.

A ordenação diaconal dos quatro seminaristas acontecerá no Santuário de Adoração, em Caratinga, no próximo dia 28 de abril, às 16h. A celebração foi transmitida ao vivo pelo Facebook “Comise Caratinga”, podendo o vídeo, na íntegra, ser acessado


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background