Fiéis dão o último adeus a padre Agostinho

17 de novembro de 2019

Padre Agostinho entendeu o chamado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.  Marcos 16:15

Um homem de fé, amor, disciplina e sua sublime vocação. Quem era padre Agostinho? Padre Agostinho nasceu em 8 de agosto de 1930, em Rio Preto, MG. É um dos 12 filhos do senhor Alcides Marques de Moraes e da senhora Cenira Pinto Marques. Na juventude, trabalhou no Banco Nacional, em Juiz de Fora, por muitos anos. Sentindo o chamado de Deus, deixou tudo e foi acolhido para a vida monástica no Mosteiro de Itaporanga – SP.

Em 2 de julho de 1969 foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de dom José Eugênio Corrêa, na época bispo diocesano de Caratinga. A amizade entre dom Corrêa e padre Agostinho era antiga.

No início de 1971, padre Agostinho pede ao amigo dom Corrêa que lhe permita fazer uma experiência pastoral na diocese de Caratinga, sendo acolhido na Paróquia de São Sebastião, em Tarumirim.

Em 11 de abril daquele mesmo ano, dom Corrêa o transferiu para a Paróquia de Nossa Senhora de Nazareth, em Lajinha, de onde se tornou pároco emérito em 2005. Padre Agostinho se destacava nos encontros do PLC, era querido e suas pregações arrastavam multidões. Seu legado está eternizado em obras que idealizou e executou entre elas a ampliação da Igreja Matriz, a construção da Casa de Cursos Nossa Senhora das Graças, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, no alto da pedra da Baleia (hoje centro de peregrinação mariana na região), além de zelo e dedicação com a formação de comunidades e construção de capelas, deixando no final do seu paroquiato 42 comunidades,  sendo 5 urbanas e 37 rurais.

Na cidade de Lajinha foi além das obras físicas, realizando um especial trabalho evangelizador com jovens, adolescentes, catequese de crianças e proximidade com as famílias através dos Movimentos de TLC, TLCA, PLC masculino e PLC feminino.

A Fundação Maria Rainha da Paz e seus respectivos departamentos, com profundo respeito, vêm por meio desta nota prestar nossas sinceras condolências e solidariedade aos familiares.

 

Informação Édvim Filho /Cláudio Geraldo


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background