Dom Emanuel Messias de Oliveira celebra 44 anos de vida sacerdotal

4 de fevereiro de 2020

A Fundação Maria Rainha da Paz agradece a Deus pela vida comprometida nas atividades da igreja do bispo Dom Emanuel Messias de Oliveira. Em 4 de fevereiro de 1976 Emanuel de Oliveira recebeu o Presbiterato na cidade de Governador Valadares. Exerceu o ministério sacerdotal em Governador Valadares, como Vigário Paroquial (6 anos) e Pároco (17 anos), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos; professor de Sagrada Escritura, no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, durante 24 anos; Coordenador Diocesano de Pastoral; e Diretor Espiritual, em Minas Gerais, do Movimento “Fé e Luz”, serviço que continuou exercendo depois de bispo.

Dom Emanuel é filho de Deoclides Oliveira e Maria Angélica Teixeira. Fez o curso fundamental e o médio, em Governador Valadares. O curso de Filosofia, em Mariana, no Seminário São José (1967-1968). E o curso de Teologia, em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana (1969-1972), especializando-se em Sagrada Escritura, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1972-1975).

Foi sagrado bispo para a Diocese de Guanhães, também em Governador Valadares, por Dom José Heleno, dia 19 de abril de 1998; e tomou posse daquela diocese dia 17 de maio daquele mesmo ano. Seu lema episcopal: A serviço da Misericórdia. Como bispo de Guanhães, foi também responsável da dimensão Bíblico-Catequética do Regional Leste II; e Administrador Apostólico da Diocese de Governador Valadares.

 

Aos 16 de fevereiro de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI para bispo da Diocese de Caratinga e tomou posse da mesma no dia 20 de maio de 2011, onde segue firme e com toda dedicação realizando suas atividades frente a Igreja Católica. A Fundação Maria Rainha da Paz parabeniza o bispo pelos relevantes trabalhos na Diocese de Caratinga. Parabéns Dom Emanuel!


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background