NOTA DE ESCLARECIMENTO

19 de março de 2020

A Secretaria de Saúde de Manhuaçu esclarece que amostras biológicas coletadas dos casos suspeitos / investigação, foram enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed) que é atualmente o órgão responsável pela realização do exame para identificação do Covid-19.

A Funed informou em nota, que já foram analisadas mais de 600 amostras desde o início da realização dos exames até o dia 18/3.
As amostras chegam à Funed previamente cadastradas no Sistema GAL (Gerenciamento de Ambiente Laboratorial). A porta de entrada das amostras na Funed é o Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas (Sgab), onde estas são recebidas, conferidas e encaminhadas ao laboratório responsável pela realização dos exames, o Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR).

Cabe a Funed a realização e liberação das informações laboratoriais no sistema GAL em que o solicitante e gestores da saúde pública têm acesso autorizado (unidade de atendimento solicitante, Secretaria Municipal de Saúde, Ministério de Saúde, Secretaria de Estados de Saúde de Minas Gerais, Ministério da Saúde, etc.).

A divulgação de resultados e fechamento de casos é de responsabilidade dos gestores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Prioridade de exames

Segundo a Nota da Funed, a priorização de exames são realizadas a partir da solicitação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) estadual. São priorizados os casos graves com internação em CTI/UTI.

SECOM


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background