SAAE Manhuaçu é apresentado com exemplo em congresso mineiro de saneamento

19 de novembro de 2019

 

O trabalho do SAAE Manhuaçu foi apresentado como exemplo de boas práticas durante o 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento, promovido pela ASSEMAE Regional de Minas Gerais,com o tema “Gestão Pública Sustentável”.
O evento realizado em Itaúna (MG) recebeu a participação de representantes de autarquias e departamentos de saneamento de diversas regiões do estado.
O SAAE Manhuaçu foi indicado pelo CISAB (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico) – Zona da Mata como modelo no segmento do planejamento de inconformidades. A autarquia de Manhuaçu está conseguindo seguir os prazos determinados pelo órgão regulador e avançando nos investimentos e na melhoria da prestação de serviços à comunidade.

 

A palestra foi apresentada pelo Diretor do SAAE Manhuaçu e Vice-presidente da ASSEMAE Regional de Minas Gerais, Luiz Carlos de Carvalho, a Superintendente de Regulação do CISAB Zona da Mata, Luísa Vieira Almeida e a Fiscal de Regulação Thays Rodrigues Costa.
Na primeira parte, foi apresentado o relatório sobre as necessidades apontadas pelo estudo tarifário, feito em 2017, e os resultados alcançados após a implantação em 2018.

PONTOS RELEVANTES

A economista e Superintendente de Regulação, Luísa Almeida, mostrou a defasagem na receita da autarquia, antes da implementação da Tarifa Básica Operacional (TBO), que é modelo de cobrança vigente desde meados de 2018, onde é cobrado m³ consumido, com valores diferenciados por faixa de consumo e categoria.
“Após a realização da nova forma de cobrança, foi registrado um percentual de aumento de 443% na realização de investimentos realizados pelo SAAE Manhuaçu”, destaca Luísa Almeida.
O estudo tarifário viabilizou que o SAAE Manhuaçu alcançasse o equilíbrio econômico-financeiro, além de recuperar, em grande parte, o poder de investimento. “Após a fiscalização direta e indireta, foram levantados novas melhorias. Por isso, a fiscalização tem um importante papel para orientar omunicípio nesse aspecto”, completou.
FISCALIZAÇÃO
Já a fiscalização foi realizada através de inspeções físicas, com a presença de equipe de técnicos em todo o sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e atendimento comercial. A fiscalização direta ocorreu após o primeiro estudo tarifário.
Segundo a Fiscal de Regulação, Thays Rodrigues, o objetivo de fiscalizar é identificar quais solicitações feitas pelo órgão regulador foram atendidas e quais ainda estão para serem realizadas.
Thays Rodrigues expôs investimentos realizados após implantação da TBO (já divulgados) como:
• Reforma e aquisição de novos reservatórios
• Revitalização completa da Estação de Tratamento de Água(Manhuaçu e Vilanova)
• Nova frota de veículos
• Aquisição de asfalto
• Ampliações de redes de esgoto
• Ampliações de redes de água
• Aquisição de novas bombas
• Reforma de Elevatórias de Água
• Sistema de Telemetria
• Novo ponto de atendimento (Prefeitura Municipal)
• Nova captação de água para Vilanova e Realeza
Para o diretor Luiz Carlos de Carvalho, servir como modelo em um congresso estadual é de extrema relevância para o SAAE e consequentemente para Manhuaçu. “Ser citado como referência em um caso de sucesso é importante para toda a população. Investimos intensamente depois da mudança tarifária e o resultado é notado pela melhora em nosso sistema e em nossos serviços”.
Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background