Emoção dos milhares de homens do Terço no Santuário de Aparecida

18 de fevereiro de 2020

Na manhã deste domingo (16), os homens do Terço de Manhuaçu estiveram mais uma vez reunidos ao redor do Altar Central da Casa da Mãe Aparecida, para celebrar a Missa de Encerramento da XII Romaria Nacional do Terço dos Homens.

Juntamente com os milhares de devotos e grupos do Terço inscritos na romaria, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, presidiu a Santa Missa, concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora (MG) e referencial da CNBB para os grupos do Terço dos Homens, Dom Pedro Carlos Cipolini, da Diocese de Santo André (SP), e demais padres e religiosos.

Na homilia, Dom Gil ressaltou a alegria em acompanhar o crescimento da romaria ao longo dos anos e falou sobre o papel de Maria na vida dos cristãos: “Queridos irmãos, queridas irmãs! Nossa Senhora nos leva sempre a Jesus. A missão Dela é levar-nos a Jesus, é fazer-nos escutar a Palavra de Jesus, a ver o que Jesus no ensinou. Por isso, eu tenho convicção de que o Terço dos Homens é uma ação de intercessão que Maria faz Diante do Pai pelo Brasil”.

Ele também deu testemunho de um fato que lhe marcou nesta 12ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, que foi o olhar de Maria para com seus filhos: “A Mãe nunca tira o olhar de seus filhos, mesmo quando está longe. Ela nunca tirou os olhos de Jesus e ela nunca tira os olhos de nós, que somos discípulos de Jesus. O olhar de Maria nos aponta o caminho certo”, disse o bispo.

Em sua reflexão sobre a Liturgia da Palavra deste 6º Domingo do Tempo Comum, Dom Gil recordou as escolhas que temos de fazer diante das opções que a vida nos apresenta a todo instante. “Você vai escolher o caminho que vai seguir, mas vai ter as consequências da sua escolha. Por isso, fala a palavra de Deus, devemos escolher o caminho certo, que nos leva à salvação, à vontade de Deus”. Também refletiu sobre a sabedoria que vem de Deus, através do Espírito Santo: “Homens do Terço, procurem descobrir qual é a vontade de Deus! Você pode ser doutor, pode ser uma pessoa culta, pode ser até analfabeto, mas a sabedoria de Deus é dada para todos”, destacou.

 

O bispo falou ainda sobre a importância da nossa oração a Maria no Terço: “Através dela, nós conhecemos Jesus, nós chegamos a Deus, à Santíssima Trindade. O Evangelho de Jesus nos fala a respeito do comportamento humano. Não basta obedecer aos mandamentos, como os fariseus faziam, de forma fria, de forma assim formalizada, não. É preciso viver no prisma do amor. O amor aquece os mandamentos, o amor aquece o nosso coração e o nosso jeito de viver”, disse, recordando também o Evangelho, do qual destacou 3 pontos: o valor da vida, a fidelidade e o compromisso, tanto na vida cotidiana, quanto espiritual.

Finalizando sua mensagem, o bispo referencial da CNBB para os grupos de Terço dos Homens disse que a oração do Terço, através da contemplação de toda a vida de Jesus, nos revela que Deus preparou para nós algo maravilhoso, que “os olhos nunca viram, os ouvidos nunca ouviram e o coração nunca pressentiu”. (cf. 1Cor 2,9).


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background