Março azul marinho é uma campanha que busca a conscientização e a prevenção do câncer colorretal.

3 de março de 2020

O câncer de intestino em mulheres alcançará a marca de 19 mil casos, nos homens, 17 mil. O câncer colorretal é o segundo tipo que mais acomete as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama, e o terceiro mais incidente entre os homens, depois do de próstata e do de pulmão.

O câncer do intestino grosso é uma doença que pode ser evitada. Quando descoberto tardiamente pode ser fatal. Quase metade dos pacientes com este câncer morre em cinco anos após tratamento. A sua detecção precoce é importante, aumentando a possibilidade de cura. Quando a doença é diagnosticada em estágio inicial a sobrevida para este tipo de tumor maligno é considerada boa e ultrapassa 70%.

O câncer no intestino grosso na sua grande maioria começa como uma lesão benigna, o pólipo, que vai evoluindo lentamente até transformar num tumor maligno.

A colonoscopia é sem dúvida o melhor exame para o diagnóstico da doença, através dele é detectado e extirpado precocemente as lesões que podem se transformar em câncer, o pólipo.

Sintomas do câncer de intestino

Sangramento ao defecar ou sangue nas fezes, mudanças no ritmo de funcionamento intestinal (diarreia e constipação alternados), vontade frequente de ir ao banheiro, sensação de gases ou distensão. Dor ou desconforto abdominal ou anal, fraqueza, anemia e perda de peso sem causa aparente.

Lembrete:
Nem todo sangramento pelo ânus provém de hemorroidas, assim como hemorroidas não causam câncer. Mas o sangramento proveniente de hemorroidas pode atrapalhar ou confundir o diagnóstico de câncer (SBCP – Sociedade Brasileira de coloproctologia). 


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background