Investimento: Serviço Autônomo de Aguá e Esgoto instala medidor de vazão na ETA de Manhuaçu

19 de junho de 2020

Na última quarta-feira, dia 17, foi instalado na Estação de Tratamento de Água o novo medidor de vazão adquirido pela Autarquia, para melhor controlar a vazão da ETA.
De acordo com a equipe que acompanhou a montagem, o equipamento ultrassônico para calha parshall é um aparelho utilizado em diversas áreas, incluindo tratamento de água.
Além disso, é baseado na emissão de pulsos de ultrassom por um sensor instalado acima do canal parshall e que são refletidos na água que está sendo monitorada. A vazão é calculada com base na altura do nível da água em um ponto específico.

BENEFÍCIOS

Segundo o Engenheiro Eletricista, Gabriel Augusto, o aparelho manda um sinal sonoro e mede o tempo de resposta. “Com esse tempo, um sistema eletrônico computadorizado efetua os cálculos e determina a vazão de água tratada com uma margem de erro de mais ou menos 0,5%.”
Gabriel ainda destaca, que uso desse tipo de equipamento permite um maior controle sobre as operações diárias da ETA, e fornece informações mais precisas para o setor de manutenção, uma vez que a vazão é medida em tempo real.

O equipamento vai funcionar em conjunto com o sistema de Telemetria e com o Centro de Controle Operacional (sistemas que o SAAE investiu em 2019 e 2020).

Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background