Manhuaçu discute a adoção de protocolos contra a Covid-19 com municípios da Comarca

6 de janeiro de 2021

Preocupada com o aumento de pessoas infectadas com o novo coronavírus, a prefeita Maria Imaculada Dutra, juntamente com a Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis, reuniram na tarde desta quarta-feira (6) com representantes dos municípios de Reduto, Santana do Manhuaçu, Simonésia, São João do Manhuaçu e Luisburgo, que não enviou representante.

O objetivo da reunião foi o de mostrar o quadro atual do avanço da doença, a estrutura existente para atendimento e, a necessidade de novas restrições por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Equipes da Secretaria Municipal de Saúde acompanham a evolução dos casos na cidade, para avaliar quanto a possibilidade até mesmo de fechar a cidade.

Os secretários de saúde e prefeitos foram convidados a estarem fazendo algumas ações, campanhas educativas, sobretudo o uso obrigatório de máscara, manter o isolamento social e, os comerciantes limitar a entrada das pessoas nos estabelecimentos.

Foi apresentado pelo médico, Dr. Marcelo Heringer, que o município adotará o protocolo para o uso de medicamentos ainda na fase precoce da doença. O médico destacou ainda, que o tratamento domiciliar será uma estratégia para aliviar a superlotação que hoje é vista na UAR e no Hospital César Leite.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis, o município vai aderir ao Programa Nacional para viabilizar ao tratamento precoce, a partir da triagem de avaliação e acompanhamento. “É preciso que todos tenham consciência. Jovens ficam despreocupados e, eles precisam entender que a situação é séria. Vamos iniciar também uma campanha educativa, para despertar a população a usar máscara, manter medidas de higiene e evitar aglomerações “, disse a Secretária.

Para a prefeita, Maria Imaculada Dutra, os números mostram e despertam uma preocupação para Manhuaçu, que atende 23 municípios. Leitos ocupados e, agora para atender emergência, pessoas estão sendo encaminhadas para Caratinga. Segundo a prefeita, a parceria com os demais municípios é uma alternativa, pois, o número de novos casos confirmados de coronavírus tem aumentado nos últimos dias. “Hoje 65% dos casos são pessoas de Manhuaçu. Temos de conscientizar e, até mesmo tirar o povo da rua. Ficar em casa é a maneira mais adequada, para que nossa população possa ajudar e evitar a disseminação do vírus”, pondera a prefeita.
Na próxima terça-feira, 12, médicos e secretários de saúde dos 23 municípios estarão participando de mais uma reunião em Manhuaçu, para ajustar ideias, procedimentos e protocolo a serem seguidos. A reunião acontecerá na Câmara de Vereadores, às 9 horas.

 

ASCOM


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background