SAAE trabalha nesse domingo para garantir 100% de abastecimento de água no município

21 de fevereiro de 2021

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto  divulgou na manhã deste domingo, 21 de fevereiro, um panorama da situação dos reservatórios de água após a cheia do Rio Manhuaçu e seus afluentes que comprometeu temporariamente a captação e em consequência disso o abastecimento de água em algumas regiões do município.
Com a previsão de enchente ainda na sexta-feira a autarquia se antecipou e adotou medidas importantes para coordenar suas ações. A principal delas foi paralisar a captação de água da adutora do Bairro Lajinha, que corresponde a 30% do abastecimento da cidade. A medida foi adotada porque na estação estão alocados painéis de controle que foram substituídos recentemente depois da perda significativa em virtude das enchentes de 2020. Paralelo a isso iniciou uma campanha de incentivo à economia de água dando transparência da condição de momento.
Com a confirmação do transbordo do rio em várias localidades, equipes que já estavam a postos começaram a identificar as situações mais críticas e seguiram para a adoção de medias emergenciais. No distrito de Ponte do Silva, região que está entre as mais atingidas, o abastecimento foi comprometido, mas os dois reservatórios estão cheios e operando com 100% da sua capacidade. “Graças a Deus a água de Ponte do Silva, que vem por gravidade, deu tratabilidade após análises da turbidez da água, e por isso conseguimos operar até a meia noite deste sábado e com isso encher os dois reservatórios” – comemorou Márcio Bahia, diretor do SAAE.
Na sede do município, após remontagem de todos os painéis e motores e a captação restabelecida, todo o sistema voltou a operar por volta de meio dia desse sábado. “Mesmo com a situação dentro do controle esperado, tivemos falta de água em alguns bairros. Bombas como as dos Bairros Santa Terezinha, Petrina, Sagrada Família e outras não conseguiram funcionar porque o consumo fui muito grande nas partes baixas em virtude da limpeza de ruas, residências e comércios. Porém, já no início da noite, fizemos algumas manobras manualmente e voltamos a abastecer os reservatórios nesses locais” – explicou Bahia.
O eletricista da SAAE tem tido bastante trabalho. Tanto durante o sábado, como na manhã deste domingo, o foco tem sido no sentido de restabelecer as bombas que deram problema de automação para que a operação volte a ser controlada à distância deixando de ser necessário, em muitos casos, da presença física dos técnicos para realizar reparos. O SAAE Manhuaçu é dotado de uma tecnologia bastante avançada e todo o seu controle é feito de um centro de monitoramento na sede da autarquia.

São Pedro do Avaí e Dom Corrêa
Dois distritos iniciaram o domingo com problemas de captação e consequentemente de abastecimento de água. Tanto em São Pedro do Avaí quanto em Dom Corrêa as adutoras amanheceram entupidas. O que provocou isso foi a grande quantidade de galos, folhas e areia que desceram na enxurrada. Nas primeiras horas da manhã foram enviados homens e máquinas para fazer essa desobstrução. “O diretor adjunto Nilton de Cristo e eu fomos pessoalmente nesses locais, acompanhado do diretor e com muito empenho de toda a equipe estamos conseguindo resolver. Temos um tempo de recuperação em que o consumo é maior do que a vazão e por isso em algumas residências esse abastecimento é mais lento. Esperamos que até o início da noite deste domingo tudo seja restabelecido e todas as unidades de abastecimento do município se normalize” – finalizou o diretor do SAAE.
A economia de água continua sendo importante. A direção do SAAE Manhuaçu reconhece a condição do momento, especialmente de quem ainda precisa fazer a limpeza, mas pede a colaboração de todos nesse momento delicado, porém de grande mobilização social.

Secretaria Municipal de Comunicação


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background