Apae de Manhuaçu dá início à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

19 de agosto de 2021

Em 2021, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontecerá entre os dias 21 e 28 de agosto e terá como tema a “Inclusão Digital e Participação Social na Pandemia”. Instituída pela Lei Federal nº 13.585 de 2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e a inclusão social de todos.
O tema apresentado pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (FEAPAES-MG) propõe uma reflexão sobre o papel da pessoa com deficiência na sociedade e seu acesso às tecnologias de interação social por meio das redes sociais, especialmente durante a pandemia de Covid-19, onde o distanciamento social físico se tornou uma medida essencial para a proteção da saúde de todos.
Entretanto, para a PCDIM (Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla), pode haver a necessidade de apoio para que essa participação no ambiente virtual seja possível e efetiva, seja por uma questão de compreensão da tecnologia de acesso ou mesmo do funcionamento do espaço virtual.
É nesse momento que as Apaes entram em ação com a proposta da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovendo ações de incentivo e oferecendo o apoio necessário para a inclusão da PCDIM no ambiente virtual, permitindo que ela se comunique, acesse informações e interaja com outras pessoas por meio das redes sociais.
Segundo o Presidente Charbel Felipe Silva, a Apae de Manhuaçu preparou uma programação que visa incentivar e apoiar a participação ativa da PCDIM nas redes sociais, abrindo espaço para que elas possam se manifestar e compartilhar suas experiências também no ambiente virtual. Dentre as ações, estão previstas participações e entrevistas nas redes sociais, carreata, inauguração da sala de informática e a transmissão de lives com a participação de usuários e funcionárias da associação, abordando temas diversos como pandemia, família, trabalho, socialização e entretenimento.
Confira a programação

Eventos:
19/08 Quinta: 18:00 horas
Participação dos Autodefensores na Câmara dos Vereadores

21/08 Sábado:
Abertura vídeo do Presidente Charbel Felipe Silva, falando sobre o tema e convidando as famílias a acompanhar as redes sociais da Apae.
Missa na Paróquia São Lourenço – 19:00 horas
Transmissão no Facebook da Paróquia de São Lourenço

22/08 Domingo:
Culto na 1ª Igreja Batista de Manhuaçu – 10 horas
Transmissão no Facebook e Instagram da Igreja Batista

23/08 Segunda-feira:
Entrevista com os usuários relatando sua história de vida e combatendo o preconceito, publicado nas redes sociais da Apae;

24/08 Terça-feira:
Inauguração da sala de informática
14 horas – Cobertura pela TV Tribuna do Leste

25/08 Quarta-feira:
14 horas – Carreata período da tarde,“Combatendo o preconceito contra a pessoa com deficiencia”;
14:30 – Entrevista com Moreira Lopes, na TV Tribuna do Leste, com os usuários presidente e funcionários;

26/08 Quinta feira:
Peça musical sobre superação do preconceito – Nas redes sociais da APAE
19:30 – Live na Loja Realize: uma forma de inclusão social
Presença de usuários e funcionários da APAE;
Sorteio de brindes durante a live – No Instagram da Loja Realize

27/08 Sexta feira:
19:30 – Live no Youtube na APAE
Presença de usuários, profissionais, familiares e o cantor Gilberto Júnior e banda
Sorteio de brindes durante a live.


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background