Manhuaçu contará com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

22 de agosto de 2021

Na tarde desta sexta-feira (20) em cerimônia realizada em Viçosa (MG), o Governador Romeu Zema anunciou a implantação do serviço do SAMU na macrorregião de saúde Leste do Sul. Manhuaçu receberá duas Unidades de Suporte Avançado (USA’s) e duas Unidades de Suporte Básico (USB’s), com expectativa de que o serviço esteja em operação em dezembro de 2021.

A Prefeita Imaculada, acompanhada da Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia, esteve presente na cerimônia. “Um momento importantíssimo, terminamos agora aqui em Viçosa, uma reunião com o governador e todos os prefeitos da nossa macrorregião Leste do Sul, sendo implantado o SAMU na nossa região. Agora na semana que vem, já vamos fazer os estudos como será essa implantação. Para Manhuaçu e região é um grande ganho é um passo muito grande, porque do jeito que estava não podia ficar. Hoje, graças a Deus, com essa liberação do SAMU para a Leste do Sul, para nossa microrregião, é um passo muito importante”, comemorou a Prefeita.

Após o evento a Prefeita Imaculada e a Secretária de Saúde Ana Lígia, conversaram com o Secretário de Estado da Saúde Fábio Baccheretti sobre demandas do município na área da saúde.

SAMU
A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 no território foi apresentada, no dia 03 de agosto, pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e equipe da Coordenação Estadual de Serviços Móveis de Urgência e Emergência (CESMUE) aos prefeitos, gestores de saúde e consorciados das microrregiões de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu, pertencentes à área de abrangência das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Ponte Nova e Manhuaçu.

Para tanto, foi anunciada a incorporação da macrorregião ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), envolvendo a incorporação dos 53 municípios da Leste do Sul em uma Central de Regulação de Urgência Única, somada à aquisição de 23 ambulâncias.

A macrorregião Leste do Sul contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USA’s), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USB’s) nos seguintes municípios: Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background