Outubro Rosa: Ação destaca a importância dos cuidados da saúde da mulher

15 de outubro de 2021

Em um movimento de conscientização e prevenção na tarde desta quinta-feira (14) no centro da cidade, a Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Primária à Saúde, destacou a importância do cuidado com a saúde da mulher neste Outubro Rosa. O mês é dedicado a ações que visem a conscientização e a prevenção sobre o câncer de mama e o de colo de útero.

A enfermeira da UBS Santa Luzia, Dayane Knupp de Souza, conta sobre esta ação. “Estamos aqui promovendo esse Outubro Rosa que a gente fala tanto, conscientizando sobre o câncer de mama e o de colo de útero. Estamos aqui hoje com parceiros aferindo pressão, olhando a glicemia fazendo requisições de mamografia e preventivo, completando a orientação para essas mulheres”.

As unidades de saúde do município também estão, ao longo deste mês, dedicadas a atender as mulheres no cuidado a sua saúde, segundo a enfermeira.  “Todas as unidades de saúde estão com agenda aberta para realização de coleta de preventivo, solicitação de mamografia, consulta de saúde da mulher, para realização de exames de rotina para aquelas mulheres que são hipertensas, diabéticas, e isso é muito importante também, porque saúde não é somente ausência de doenças, é um bem-estar social. Então procure uma unidade de saúde, nós estamos abertos para receber vocês, vamos acolher da melhor forma possível”.

Na ação de hoje houve alguns parceiros que ofereceram os serviços as mulheres e homens que passavam pelo local. “Gostaria de agradecer a Ana Lígia, Secretária de saúde, a Prefeita Imaculada que tem nos apoiado em todas as ações, ela acredita muito na atenção primária, sempre nos dando suporte. Quero agradecer também ao Instituto Artistas da Beleza, que está aqui hoje promovendo essa elevação de autoestima dessas mulheres;  aos Laboratório São Lourenço e o Apolo, que estão aqui aferindo pressão, olhando glicose, mostrando a importância de alguns exames de rotina que a mulher precisa fazer; agradecer também a Orbis que mandou os alunos, nos dando suporte em todo o evento, além dos meninos do Projeto Pro In que finalizaram o nosso evento”, destaca Dayane.

A enfermeira finaliza dizendo sobre a importância do cuidado e que as mulheres procurem o atendimento em saúde caso necessitem. “Nesse Outubro Rosa, que as mulheres possam ter bastante consciência da importância da prevenção, de procurar atendimento na unidade de saúde”.

Ainda este mês haverá outra ação no centro da cidade por conta do Outubro Rosa. Fique atento às redes sociais da Prefeitura de Manhuaçu e se cuide.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background