SRS Manhuaçu apresenta experiência exitosa em simpósio de cafeicultura

11 de abril de 2022

A experiência exitosa da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu na descentralização e distribuição de soro antiveneno para os 34 municípios de sua área de abrangência desde 2019, foi tema de apresentação no 23º Simpósio de Cafeicultura na região das Matas de Minas que ocorreu nos dias 6 e 7 de abril, na cidade de Manhuaçu.

Na ocasião, foram apresentados também dados de acidentes com animais peçonhentos nos municípios da região nos últimos anos, bem como os critérios adotados pela SRS Manhuaçu para a escolha das localidades que passaram a ser base de soroterapia e dispensação.

O superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda explicou aos presentes – a maioria produtores rurais -, que a medida adotada beneficiou os usuários que passaram a ser assistidos em menor tempo, diminuindo o risco de sequelas e até mesmo a ocorrência de óbito.

“Com essa descentralização acabamos com todo tipo de dispensação fora do horário de expediente da Regional. A população passou a ficar mais próxima do soro e isso significa um tempo de resposta menor em casos de acidentes com cobras ou outros animais peçonhentos”, pontuou o superintendente.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), Júlio César Andrade falou da relevância de trazer esse tema para os produtores de café da região.

“Parabenizo pela iniciativa, tendo em vista que os números mostram o quanto essas demandas são recorrentes no território e descentralizar é fundamental para o melhor atendimento, já que garante a redução de danos em várias situações”, explicou o coordenador.

Júlio César disse ainda que a prevenção é sempre o pilar principal. “Pensando na porta de referência é fundamental trabalharmos essa prevenção e falar com trabalhadores rurais sobre os riscos evitáveis”, finalizou o coordenador, parabenizando também o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) regional Manhumirim que apresentou informações relevantes sobre prevenção de acidentes.

Distribuição dos soros

Antes de 2019 a SRS Manhuaçu fazia a dispensação de soro antiveneno para todos os municípios de sua área de abrangência. Após a descentralização, o Município de Manhuaçu passou a dispensar para os municípios de Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caputira, Chalé, Durandé, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu e Simonésia.

Já o município de Carangola passou a distribuir para Caiana, Caparaó, Carangola, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Orizânia, Pedra Bonita, Pedra Dourada e Tombos.

O município de Ipanema assumiu a condição de polo das cidades de Conceição de Ipanema, Ipanema, Pocrane, São João do Mantimento e Taparuba.

Texto e fotos: Antonio Rodrigues / Ascom SRS Manhuaçu


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background