Hospital São Sebastião recebe visita de técnicos da SRS Manhuaçu

3 de maio de 2022

Com o objetivo de esclarecer as exigências legais para liberação de um novo alvará sanitário para o Hospital São Sebastião, na cidade de Tombos, foi realizada na última segunda-feira, dia 2 de maio, pela equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, uma reunião com a direção do hospital e prefeitura de Tombos.

Os técnicos da SRS verificaram as instalações da instituição hospitalar e apresentaram um documento pontuando as exigências mínimas para o agendamento de uma nova vistoria do setor de vigilância. Na ocasião ouviram dos responsáveis as ações realizadas pela atual gestão no sentido de viabilizar a reabertura do hospital.

“Sabemos da importância dessa instituição hospitalar para o território. Colocar esse hospital em funcionamento poderá representar menos impacto nas portas de média e alta complexidade da rede de assistência da microrregião de Saúde de Carangola. Nossa visita hoje foi no sentido de entender quais serviços o hospital pretende realizar e orientar para que todas as exigências sanitárias estejam sanadas para liberação do alvará”, destacou o Superintende Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda. O superintendente destacou ainda que a equipe da SRS Manhuaçu permanecerá à disposição da direção do hospital no sentido de colaborar e esclarecer caminhos para solução das pendências que ainda não tiverem sido sanadas, antes de uma nova vistoria de vigilância.

O prefeito de Tombos, Tiago Pedrosa Dalpério, destacou que a prefeitura não tem medido esforços no apoio para reabertura do Hospital São Sebastião. “Estamos buscando todas as parcerias possíveis e junto com a direção queremos reativar o hospital para que a população tombense possa ser assistida e além disso queremos ser referência para outros municípios e para isso já estamos em contato com outras prefeituras”, destacou o prefeito.

Vocacionar o atendimento

Durante a reunião foi discutido também os caminhos viáveis para vocacionar o hospital São Sebastião, no sentido de torná-lo resolutivo ao território. De acordo com a direção, um dos primeiros passos será o resgate da filantropia e em seguida a transferência do pronto socorro, que hoje está sob responsabilidade do município. Nessa etapa de planejamento o hospital contará com o apoio da direção do Hospital Casa de Caridade de Carangola que possui experiência e apoia a reabertura do hospital.

Interdição

Sendo um dos hospitais mais antigos do território, fundado em 1936, o Hospital São Sebastião de Tombos está interditado desde 2015 por falta de adequações sanitárias. Segundo a atual direção, o hospital já cumpriu o TAC assinado junto ao Ministério Público Estadual sanando as irregularidades. O Hospital passou por reformas e de acordo com a equipe técnica, após a liberação do alvará sanitário, estará apto para reabertura dos serviços.

Além da equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), participou da reunião o administrador do Hospital Casa de Caridade de Carangola,  Francisco Sangy Filho,(Chiquinho).

-Texto e Fotos: Antonio Rodrigues / ASCOM – SRS MANHUAÇU


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background