Dislexia: transtorno de aprendizagem foi o tema abordado por Guiomar Medeiros na Rádio Fonte de Vida

15 de maio de 2022

Na tarde de sábado, (14/05), a professora, pedagoga e pós-graduada em psicopedagogia, Guiomar Toledo Marcelino Medeiros, abordou mais um tema relevante no programa Viva a Tarde, pela Rádio Fonte de Vida 106,5 FM. Em pauta o tema foi dislexia.

Guiomar Medeiros, por telefone, orientou que, dislexia é um dos diversos distúrbios ou transtornos de aprendizagem que podem surgir na época da alfabetização. Crianças e adultos com dislexia têm uma disfunção neurológica que é genética e hereditária. Em entrevista, Guiomar esclareceu que, a forma que abordou o assunto no rádio é muito superficial, e deixou claro sob a importância de buscar conhecimento por meio dos profissionais da saúde e principalmente na educação.

A pedagoga destacou como identificar a dislexia no aluno: “a leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las” informou.

Guiomar Medeiros concluiu que a dificuldade para compreender o sentido do que é lido também é um fator. Ela destacou que a criança ou adulto podem realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido, dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes.

Em entrevista, Guiomar orientou ainda sobre a importância da família no acompanhamento dos filhos junto dos profissionais, a forma de incentivar e provocar nas crianças o desejo de evolução no tratamento pode ser fundamental.

Guiomar Medeiros participa aos sábados do programa Viva a Tarde, sempre as 14 horas, duvidas e perguntas são respondidas por meio do whatsapp  (33) 3331-5641. A pedagoga sempre aborda pautas relevantes com objetivo de instruir pais e famílias através das ondas do rádio.

Redação


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background