Pós-pandemia: psicóloga fala sobre desafios de lidar com as emoções e importância do profissional

16 de maio de 2022

Na tarde de sábado, (14/05), Juliana Silva (psicóloga), concedeu entrevista ao programa Viva a Tarde, Rádio Fonte de Vida 106,5 FM, abordando o tema: importância e desafios do psicólogo no pós-pandemia.

Juliana Silva disse que, “falta de informação, muitas pessoas possuem o receio de buscar a ajuda profissional para lidar com seus problemas ou sofrimentos, pois em algum momento ouviu dizer ou foi orientado de que a ajuda do psicólogo era somente para doentes mentais, ou como dizemos popularmente: a psicoterapia ou a procura psicológica são para os loucos” informou.

Juliana destacou ainda, “mesmo isso não sendo uma total verdade (visto que a área profissional do psicólogo é vasta, sendo possível trabalhar com diversas demandas e áreas distintas, bem como suas atividades), o fato é que esse tipo de pensamento fez com que a psicoterapia virasse um tabu em nossa sociedade”.

O indivíduo que começa a identificar que sozinho não será possível sair da situação da qual está vivendo, as pessoas ao seu redor não sabem compreende-lo ou não possuem conhecimento de como fazê-lo, além do sofrimento e angústia de sua situação ainda depara-se com diversas opiniões populares sobre a procura psicológica.

Temos também casos de pessoas que, estando no processo terapêutico, por vezes não contam a ninguém de seus tratamentos, com medo ou receio de serem julgados. A pior situação é quando o individuo precisa do tratamento e não procura ajuda, devido o preconceito.

Juliana Silva terminou a entrevista convidando os ouvintes para o próximo programa, onde abordará o tema: Luta Antimanicomia. O programa Viva a Tarde vai ao Ar no sábado a partir das 13:00 horas.

Perguntas abertas por meio do WhatsApp 33 3331 5641.

Redação


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background