Depressão e Modernidade como conviver?

5 de junho de 2024

 

A Depressão é uma doença que tem afetado milhares de pessoas, segundo uma pesquisa feita pela OMS 5,8 % da população Brasileira sofre com depressão, ou seja, mais de 11 milhões de pessoas com isto a demanda em consultórios tem aumentado gradativamente de forma espantosa. O tema acima tem a ver como a modernidade tem influenciado de forma negativa as pessoas colaborando para o surgimento de varias doenças e uma delas de destaque é a depressão, resta saber que a modernidade tem suas vantagens e desvantagens, tentaremos explicar de forma bem sucinta como isto acontece.

Os meios de comunicação como celulares tabletes e computadores têm colaborado para que as pessoas cada vez mais não precisem de se deslocar de suas casas para conversarem e se distrair, sendo que com isto deixam de fazer uma caminhada, deixam de rever pessoas, amigos, parentes, (se bem que podem ter este contato de forma virtual, mas nunca iria se igualar aos momentos calorosos de visitas pessoais ) deixam até mesmo de darem boas rizadas que só seriam possíveis no famoso  “ olho” no “olho “ .

Da mesma maneira os jovens que se tornarão adultos estão crescendo em uma verdadeira “ditadura virtual “que também por sua vez a modernidade tem ganhado terreno incutindo neles um novo modelo de jovens que como eu mesmo gosto de chamar o “jovem do quarto “ ou seja ali na sua telinha e no seu quarto é o bastante para ele fazer parte da chamada modernidade. Que possamos rever conceitos e ficar atentos ao fazer parte desta nova etapa da atualidade.

 

 

Júlio Maria Barbosa

Psicólogo clínico-CRP 04/55345


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background