Projeto Cuidar e Florescer é ministrado pela Dra. Melissa de Andrade Dutra
23 de outubro de 2024
Segundo informações do Portal brasil 61, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) estima que um em cada três idosos, com mais de 65 anos, sofre uma queda por ano. Além disso, 5% desses indivíduos sofrem fraturas ou precisam ser hospitalizados. O risco é maior conforme os anos passam. Dentre os idosos com 80 anos ou mais, a estimativa de queda sobe para 40%.
De acordo com a atualização mais recente dos Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares do SUS, de janeiro a agosto de 2024 foram realizados 389 atendimentos hospitalares relacionados acidentes domésticos com idosos no Brasil. No mesmo período, foram registradas 109 assistências ambulatoriais pela mesma causa.
Em nota o Ministério da Saúde reforça que “os números relacionados aos atendimentos ambulatoriais e internações hospitalares não são referentes a quantidade de pessoas e, sim, de procedimentos realizados. Dessa forma, o mesmo indivíduo pode ter sido assistido mais de uma vez no mesmo período e passado por mais de um procedimento nesse atendimento”.
Diante desta informação relevante e preocupante, a Fundação Maria Rainha da Paz, através do departamento, Casa de Maria, em parceria com a Dra. Melissa Andrade Dutra lançaram o projeto Cuidar e Fortalecer. O objetivo é o fortalecimento de laços na área da saúde, buscando enriquecer o conhecimento através dos participantes de Manhuaçu e região. O projeto contempla, famílias que cuidam de idosos, cuidadores formais e sobretudo profissionais de saúde que desejam buscar experiência em áreas mais profundas com conteúdo pragmáticos nesta área específica.