Pauta obesidade: Um aviso à saúde pública – Conversando a Gente se Entende com o Dr. Fábio Araújo de Sá

4 de fevereiro de 2026

Na manhã desta quarta-feira (04), o médico clínico geral Dr. Fábio Araújo de Sá foi o convidado especial do quadro “Conversando a Gente Se Entende” na rádio Fonte de Vida 106,5 FM, apresentado pelo radialista S.J. de Moraes. Durante a entrevista, o médico destacou questões fundamentais acerca da obesidade, uma doença crônica que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e que pode comprometer seriamente a saúde dos indivíduos.

 

Dr. Fábio iniciou sua explanação abordando o Índice de Massa Corporal (IMC), um dos principais parâmetros, embora não o único, utilizados pelos profissionais de saúde para diagnosticar se um paciente apresenta excesso de peso. Segundo suas observações, alarmantes dados revelam que 56% da população brasileira enfrenta a obesidade ou o sobrepeso. Se essa tendência continuar, estima-se que, em duas décadas, cerca de 130 milhões de adultos no Brasil viverão com esses problemas.

Durante a conversa, o médico analisou os motivos que têm impulsionado o aumento da obesidade, enfatizando as mudanças nos hábitos alimentares, especialmente o consumo elevado de alimentos industrializados e processados. Alimentos como fast-food, pizzas, biscoitos recheados e refrigerantes, além da grave falta de atividade física, foram apontados como fatores determinantes no crescimento dos casos de obesidade.

O Dr. Fábio também apresentou dados científicos preocupantes que deveriam soar como um alerta para as famílias. Ele destacou que, pela primeira vez, a obesidade superou a desnutrição entre crianças em idade escolar em todo o mundo. Além disso, mencionou a possibilidade de realização de cirurgia bariátrica em adolescentes a partir de 14 anos, ressaltando que, se o Conselho de Medicina autorizou tal medida, é necessário tratar a questão da obesidade em todas as faixas etárias com a seriedade que ela merece.

Em suas considerações finais, o clínico geral, Dr. Fábio Araújo de Sá, informou onde é possível encontrá-lo para consultas. Ele atende no CADIT e no Centro Médico Casa de Maria, que faz parte da Fundação Maria Rainha da Paz, todas as quartas-feiras, a partir das 15h.

Esta entrevista serviu como um importante lembrete sobre a necessidade de conscientização e ação em relação à obesidade, uma questão de saúde pública que requer atenção urgente de toda a sociedade.

 

Édvim Filho / Radio Fonte de Vida


Fonte de Vida

FM 106,5

Current track
TITLE
ARTIST

Background